Parte IV
A Epistemologia
0 ramo da Filosofia conhecido como Epistemologia ou Teoria do Conhecimento envolve a linguagem em certos pontos, sendo o mais importante o problema do conhecimento a priori. Temos um conhecimento apriorístico quando sabemos algo sem que esse "algo" esteja fundamentado na experiência. Parece que temos um conhecimento desse gênero na matemática e talvez em outras áreas também; e o fato de termos tal conhecimento parece ter deixado os filósofos freqüentemente perplexos. Como é que podemos saber com toda a certeza, independentemente de observações, medidas etc., que os ângulos de um triângulo euclidiano, todos somados, são iguais a 180 graus? Ou que 8 mais 7 é sempre e invariavelmente igual a 15? Como podemos estar certos de que nenhuma experiência jamais desmentirá essas convicções? Uma resposta que tem sido freqüentemente dada é que, em tais casos, o que estamos afirmando é verdadeiro por definição ou verdadeiro em conseqüência das significações dos termos envolvidos. Quer dizer, faz parte do que significamos com o uso de "8", "7", "15", "mais" e "igual'' que 8 mais ~ iguala 15; e negar esta afirmação seriamente implicaria a mudança de significação de um ou mais desses termos. A propriedade desta explicação do conhecimento a priori é e tem sido objeto de considerável controvérsia; mas, quer a posição se justifique ou não, é evidente que, mesmo considerando-a seriamente, somos levados inevitavelmente a indagações por que um termo tem um certo significado P como é que um enunciado pode ser verdadeiro em virtude de certos termos possuírem o significado que possuem.
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