Contextualizando, sumariamente, a arte
renascentista, surge no ambiente remanescente da abertura dos portos, dos
avanços científicos da astronomia e da medicina, que passou a construir
castelos e a contratar pintores para fazer retratos e quadros ornamentais para
seus ambientes.
Notável que a revalorização da
cultura Greco-romana traz junto o preconceito que existia contra os artistas
que, na Grécia, eram considerados de categoria inferior, por trabalhar com as
mãos. Todavia, segundo Gombrich, em A História da Arte (2009), que mais uma vez
é o amor à fama, por parte dos mecenas, que ajudará os artistas e vencerem este
preconceito.
De que forma isto acontece?
Algumas cortes precisavam de prestigio e começaram a contratar os
artistas que passaram, então, a ter outra opção de trabalho fora da Igreja, a
ser reconhecidos e valorizados profissionalmente, pois podiam expandir sua
criatividade não se restringindo somente a pinturas sacras.
A arte renascentista tem seu diferencial na revalorização da cultura Greco-romana, conforme mencionado acima, e, também, na
valorização do homem, de sua inteligência, dos dons artísticos e na valorização
da natureza.
A Virgem do Rochedo - Leonardo da Vinci |
A Itália foi o seu berço e ofereceu ao mundo grandes
artistas, mas nos fixaremos em Leonardo da Vinci que, junto com Rafael e
Michelangelo, é um grande representante da arte da renascença. Fayga Ostrower
(2003), falando sobre a Madona dos Rochedos, diz que "Da Vinci usa movimentos
ritmos em linhas cruzadas como se fossem melodias com variações".
Outra
característica, segundo ela, dessa obra de Da Vinci "é a justa medida do
conjunto e da composição". A luz não incide sobre as figuras. Não as ilumina,
mas fornece a impressão de que ela irrompe das mesmas. O volume, também é outra
inovação do mestre renascentista. No quadro Da Vinci pinta a Madona com gestos
singelos, abençoando o anjo e este cobre e protege o Menino Deus, enquanto
aponta para São João Batista. É nos dedos e nos cabelos da Virgem e dos santos
que os movimentos falados por Ostrower se faz mais claros. Os tons claros e
escuros fornecem um ar misterioso à caverna ornamenta com flores e com rochedos
visíveis ao fundo. A obra é delicada, gentil e
humanamente santa.
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