Buscas

Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MÚSICA GREGA ANTIGA


FRAGMENTOS DE MÚSICA GREGA ANTIGA

FILOSOFIA: ERASMO DE ROTERDÃ


A PERFEIÇÃO POR MEIO DO CONHECIMENTO

Erasmo criticava as escolas de seu tempo, em geral administradas por clérigos que baseavam sua pedagogia em manuais imutáveis, repetições de conceitos e princípios de disciplina com traços de sadismo. O filósofo via nos livros um imenso tesouro cultural, que deveria constituir a base do ensino.

"Para Erasmo, a linguagem era o começo de toda boa educação, já que é sinal da razão humana", afirma Cézar de Toledo. Não se trata apenas de alfabetização e leitura, mas de interpretar os textos criticamente, prática que os humanistas e reformadores religiosos introduziram na história da pedagogia. Erasmo acreditava que um bom aprendizado das artes liberais até os 18 anos prepararia o jovem para entender qualquer coisa com facilidade. Como todo humanista, o pensador holandês defendia a possibilidade de chegar à perfeição por via do conhecimento. "Erasmo prenuncia novos rumos para a pedagogia ao deter um olhar mais acurado na infância", diz Toledo. Para o filósofo, ao ensinar era necessário levar em conta a pouca idade da criança – e por isso cercá-la de cuidados específicos – e também a índole de cada uma. O programa pedagógico do pensador era generoso, mas de modo algum democrático. Segundo ele, apenas a instrução religiosa deveria ser para todos, enquanto os estudos das artes liberais estariam restritos aos filhos da elite, que futuramente teriam cargos decisórios.

fonte:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO

Se você seguir o exemplo da maioria das pessoas desta era decadente, terminará sendo exatamente como elas: uma fraude perfeita.
Você vai gastar sua vida perseguindo o inalcançável.
Será como as crianças que estão tão ocupadas brincando que ficam indiferentes à fome, ao frio e não notam o dia passando; até que escurece, elas subitamente lembram de suas mães e começam a chorar.
Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 - Butão, 1991)

FOTOGRAFIA: MÃE E FILHA.


OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.