Buscas

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ética e Moral

Ética e Moral são conceitos comumente relacionados, cujos limites se confundem, tornando-se difícil estabelecer onde termina a ética e começa a moral.

De forma incompleta, se pode dizer que a moral pode ser definida como ciência especulativa, consubstanciada em normas prescritivas que regem os comportamentos sociais, dizendo como os cidadãos devem agir valorativamente. Neste sentido, a moral tem caráter teórico.

A ética, tal como os gregos antigos concebiam, diz respeito ao foro íntimo de cada cidadão, tendo por base a liberdade de escolha: só se pode falar em comportamento ético quando não há constrangimento e coerção do agir. Neste sentido, a ética se vincula à prática, e tem por juíz a própria consciência de quem executa a ação.

Contudo, somos herdeiros do pensamento cristão, que atribui uma consciência exterior ao homem, representada por Deus Trino Onipotente, que não só conhece nossos atos como julga nossas intenções. A consciência ética, a partir de então, funda-se na escolha que fizermos sempre referida a outro que é exterior a nós mesmos, quer seja ele Deus ou nossos semelhantes.
Marco Antonio Separavich
http://br.answers.yahoo.com/my/profile;_ylt=AosGYGDG2DtQcphhErwMguLn6gt.;_ylv=3?show=6e947cca8ce5f27f7782619e1be26c6caa

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.