Buscas

Pesquisa personalizada

sábado, 19 de junho de 2010

HISTÓRIA: Biografia de Henrique VIII (1491-1547).

Em 1491, nascia em Greenwich, o segundo filho de Henrique VII e seu sucessor como rei da Inglaterra. Subindo ao trono em 1509, Henrique VIII desposou Catarina de Aragão filha do Rei da Espanha.
Henrique VIII preocupava-se com a estabilidade dinástica dos Tudor, pois, de seus cinco filhos com Catarina, apenas uma, Maria, sobrevivera.
Já desde muito tempo desejava romper o casamento com Catarina de Aragão, mas somente o Papa poderia dissolvê-lo. O Rei hesitava, porque era profundamente religioso, mas, quando se apaixonou por Ana Bolena, não teve mais escrúpulos. Já enamorado de Ana Bolena (dama de honra da rainha), ele optou pelo divórcio, mas o papa Clemente VII recusou seu pedido.


Em 1533, Henrique conseguiu que seu casamento anterior fosse invalidado e Ana Bolena foi coroada rainha. Excomungado pelo papa, Henrique VIII constituiu dois atos pelo Parlamento: o primeiro negava a autoridade papal na Inglaterra; o segundo declarava a Igreja da Inglaterra uma instituição separada, tendo no rei seu chefe supremo. Ana Bolena teve apenas uma filha, Elizabeth I.
Sob acusação de adultério, Ana foi executada em 1536.
Dias após a morte de Ana Bolena, casou-se com Jane Seymor. A nova rainha conseguiu que Henrique VIII aceitasse na Corte as duas filhas, nascidas de casamentos anteriores.
Ela morreu após haver dado ao marido o tão suspirado herdeiro, que, porém, viveu somente 17 anos.
Em 1540, desposou Ana Cléves, filha de um duque de Flandres. Mas a quarta rainha era pouco atraente, pouco culta, não podia satisfazer a um homem requintado como era Henrique VIII e esse matrimônio foi declarado nulo. O Rei pusera os olhos sobre uma jovem de dezessete anos, dama de honra, sobrinha do poderoso duque de Norfolk, Catarina Howard. Quinta esposa de Henrique, procurou amenizar o caráter do marido, amansar-lhe a crueldade, mas quando sua conduta leviana foi revelada ao rei, este ficou profundamente ferido em seu amor e no orgulho e Catarina subiu ao patíbulo. Henrique VIII aos 50 anos, parecia envelhecido, mas Henrique não fora feito para viver só e a dama da corte Catarina Parr atraiu-lhe a atenção. Era uma jovem viúva, graciosa, meiga, digna, afeiçoada aos filhos do rei. Os últimos anos do reinado de Henrique VIII transcorreram adoçados pela influência da boa e sábia Catarina. Mas uma infecção, que desde anos o fazia sofrer, estendeu-se ao corpo todo e o Rei faleceu em 1547.
Enviada por: Idiana Silveira Tomazelli
Postar um comentário

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.

CINEMA: UM GRANDE PRAZER.

Loading...