Buscas

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Perspectiva ontológica cartesiana


                                                                                    Suely Monteiro
                    Descartes introduz em sua epistemologia, uma perspectiva ontológica, deslocando o questionamento sobre o Objeto que se mostra a uma razão capaz de captar a ordem efetiva das coisas para o Sujeito que volitivamente se direciona para o Objeto na intenção de captar essa ordem. 
                    Este deslocamento é o Principio da Consciência de Si ou Principio da Subjetividade e, a partir dele, Descartes formulará outro traço determinante do pensamento moderno que é o dualismo entre o eu e o mundo exterior, corpo e alma, mantendo uma participação de Deus, Substância infinita que funda o ser da substância extensa e da substancia pensante, em nós.
                   Em Descartes a racionalidade do eu e a racionalidade do mundo exterior estão relacionadas, ou seja, são idênticas e existe uma estrutura racional nos dois mundos que pela matematização (conceituação em fórmulas racionais) do mundo exterior ele pode conceber a realidade como um sistema de pensamentos fundidos na consciência. É o Idealismo. 
                  Essa convicção filosófica Idealista norteará quase toda a filosofia moderna e, mesmo com algumas críticas que se faz a Descartes na contemporaneidade, é preciso ter, sempre, em mente que o Racionalismo e o Mecanicismo advindos de suas descobertas de uma realidade primeira se tornaram a base da nova ciência e ajudaram na propulsão do progresso.


Um comentário:

Unknown disse...

A clareza da sua escrita anima a leitura e leva ao entendimento. Sempre quis saber quando se passou a usar a palavra subjetividade. O seu texto aponta para a origem do conceito,(será que subjetividade é um conceito?)
mas e a origem do uso dessa palavra?

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.