Buscas

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LITERATURA: Hábito de ler.

Que tal um livrinho agora?!!
Suely Monteiro
 
Como muitos outros, o hábito de ler, gera prazer, e às vezes,  leva um tempinho para ser adquirido.
Mas, vale a pena.
Aprendi a ler aos sete anos e, dificilmente, durmo sem antes ler alguma coisa.
Minha filha foi estimulada a ler desde pequena, aliás, desde o ventre, pois eu lia histórias para ela.
Mais tarde, com dois ou três anos, eu a levava às livrarias e lá ficava um tempão com ela, folheando livros de gravuras, falando sobre as coisas maravilhosas que aquelas páginas guardavam...
Eu lhe dizia: "estas páginas guardam um tesouro e somente aqueles que aprenderem a decifrar o código secreto das letras poderão encontrá-lo!
- Mas, eu vou aprender?
Claro,  - eu respondia -  encantada e boba como toda mãe...
Você irá para a escola para aprender isto e muitas outras coisas!
Atenta, ela percorria as páginas dos livros, confiante.
Eu sabia que a sementinha um dia daria frutos e, também, confiante aguardava, regando, cuidando, amando.
O tempo passou célere...
E de fato, disse-me ela um dia:
 "encontrei  o meu tesouro no momento em que me tornei viciada em livros".
 
II
 
Minha mãe que é analfabeta, me dizia, sempre, que lia e entendia muito bem, a linguagem das plantas e os sinais dos tempos, por isso não se apertava nunca.
 
Hoje, também eu, sei que isto é verdade.
Podemos ler de muitas formas e enriquecer a vida
 com a percepção e leitura das muitas linguagens 
 das diferentes coisas que nos cercam.
Fazer do seu deciframento um passatempo  é bem interessante,
 além de  ser um ótimo  remédio contra o
tédio e a solidão.
Experimentem  e me contem mais tarde!...
 
Por falar nisto, aí vão algumas
imagens simples que tocaram meu coração e me conduziram  a  esta reflexão
como sugestão para que comecem a brincadeira lendo fotos.
 
Para facilitar eu acrescentei às imagens os títulos-textos do autor.
 
 
                                                                     Leitura Confortável
                                                                     Gerações
                                                               
                                                                    Deste já não há...!!

Leituras Maternais e Filiais
 
                                                                  Depois sou eu ...
 
                                                          
                                                                   Sincronizadas
                       
                                                                 Luz e sombra

Imagens e respectivos títulos retirados de  "  O Papalagui"
http://opapalagui.blogspot.com.br/
acesso em 14/12/2012

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.