Buscas

Pesquisa personalizada

sábado, 29 de agosto de 2009

Filosofia da Religião.

A Filosofia da Religião é uma das disciplinas que se constitui numa das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso: "o que é afinal, a religião?".
Para o estudo da Filosofia da Religião são usados os métodos histórico-crítico comparativo, o filológico e o antropológico.
O primeiro deles compara as várias religiões no tempo e no espaço, em busca de seus aspectos mais comuns e suas diferenças, para verificar o que constitui a essência do fenômeno religioso.
O segundo faz o estudo comparativo das línguas, visando encontrar as palavras utlizadas para descrever e expressar o sagrado e suas raízes comuns e o terceiro método procura reconstruir o passado religioso tendo por base a etnologia (estudo dos povos primitivos e atuais, suas instituições, crenças, rituais e tradições).
A Filosofia da Religião deve fazer uma adequada conjugação desses métodos "para obter a melhor soma de elementos para chegar à conclusão mais correta sobre a essência da religião e suas características universais."

4 comentários:

Unknown disse...

Prezada Sra. Suely Monteiro, saudações!
Por suas postagens, interesses e pelos blogs que segue, transparece, salvo engano, sua formação avançada e acadêmica em Filosofia e Metafísica.
Como tenho mente irrequieta com relação às indagações Metafísicas, não se incomode se eu perguntar algo que lhe pareça provocativo ou questionador, pois não é o caso.
Não sou conhecedor aprofundado, nem de raspão, das ciências retro-mencionadas. Todavia, pelos pouco que me informei a respeito, notei que as religiões, através dos tempos, formaram-se de situações em que os povos a elas atrelados estavam em situações de desordem social ou estrutural, como grupos.
Observei, ainda, aspectos psico-sociais relevantes e que denotavam um porto seguro para os adeptos. Mas, nessa indagação, surgiu, também, a nuance intuitiva dos chamados Avatares, Profetas, etc.
Temos, até, revoluções religiosas, com deuses criados, principalmente no Egito.
Gostaria de saber um pouco mais sobre essas indagações, embora em um espaço tão pequeno como esse.
Desde já agradeço-lhe.
Um grande e fraternal abraço.
Sergio Furtado
Desejando visite minha página metafisica7@blogspot.com

Sergio Furtado disse...

Prezada Sra. Suely Monteiro, saudações!
Agradeço a acolhida do meu comentário. Sinto-me honrado por isso.
Ainda em minhas indagações e reflexões, percebi que o homem, em suas ciências e religiões, procura descobrir a origem de Deus e do universo, que, em minha concepção jamais o conseguirá, pois a mente é incapaz de assimilar a existência... Como podemos entender algo que não tem fim (para qualquer direção que tomemos), que não pode ser mensurado e, tampouco, sentido? De onde surgiu? Quem, ou o que, o construiu?
Percebo que o homem trafega no racional e, no final, permanece em sua vaidade intelectual, sem, no entanto, conhecer-se a si mesmo. Se imaginarmos um Deus criador e se imaginarmos que o homem descobrirá a origem de tudo, certamente descobrirá o pensamento desse Deus, pois tudo nasce no mundo das idéias, antes de se manifestar. Então, o homem será maior que o Deus, pois o terá subjugado. Na verdade quando ouvimos que o homem é a semelhança de Deus, é ele, homem, que deseja que Deus seja igual, isto é, a inversão das vontades.
Por outro lado, não estaríamos falando desses assuntos se o homem, através dos tempos, não filosofasse e refletisse a respeito. Mas, devemos aceitar como válidas todas as respostas que nos vêm do interior, se conseguirmos a interiorização, através das práticas divulgadas por diversas correntes de pensamento. Aprecio os ensinamentos da alegoria da caverna, que nos mostra que "Vivemos num mundo de aparências. Convém que procuremos atingir as realidades ocultas pela reflexão, voltando-nos para nós mesmos e trabalhando sobre nós mesmos e que nos modelemos de acôrdo com a imagem que de tal forma houvermos descoberto".
Penso que, resumindo, jamais descobriremos as origens mas podemos, sim, sentir toda a magnitude da criação.
No mais, agradeço a oportunidade de expor minhas observações e reflexões, o que não consigo com as pessoas, normalmente.
Um grande e fraternal abraço.
Sergio Furtado

Anônimo disse...

Sr. Sérgio,
Eu agradeço sua visita comentários aos textos.
Tentei visitar sua página e não consegui. Problema com o endereço. Caso deseje enviar por e-mail o meu endereço é: tillymonteiro@yahoo.com.br.
Muito obrigada.

Sergio Furtado disse...

Sra. Suely Monteiro,
Creio que foi a forma como indiquei o endereço usando "@" ao invés de ".", uma vez que utilizamos o mesmo provedor. Então o certo é: http://metafisica7.blogspot.com sem acento nem maiúscula. Terei imenso prazer na sua visita, mesmo porque meu blog é recente (setembro).
Meu e-mail cvcultura@terra.com.br. Tenho, ainda, página e Comunidades no Orkut, se a Sra. for usuária.
Um grande e fraternal abraço.
Sergio Furtado

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.