Buscas

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de março de 2013

A ARTE RUPESTRE DE RONDÔNIA


A ARTE RUPESTRE DE RONDONIA

 
Suely Monteiro
Eu, com minha obra de arte contemporânea.


No dizer de Gombrich, “imagens e letras são parentes consanguíneos” e a arte pré-histórica, principalmente, a rupestre, corrobora o dizer desse grande mestre. Os desenhos encontrados na caverna de Lascaux, França, menos do que obras de arte, no sentido que entendemos hoje, são formas de comunicação entre eles e os deuses, e registros muito bons de como era a vida nos primórdios da humanidade.
 
No Brasil a arte rupestre pode ser encontrada no Rio Grande do Norte, Rondônia e Piauí e aqui, também, o objetivo é o mesmo, ou seja, magias, cultos à iniciação sexual e à fertilidade, magia, registros de sua história, sua vida, medos e feitos.
 
Caracterizam-se por traçados efetuados nas paredes rochosas com tintas vegetais, ocre, mistura de gordura, sangue de animais, salivas, buscando a maior semelhança possível os animais a serem caçados ou pessoas. Também se utilizavam de ossos e pedras para a fabricação de pequenos objetos ou estatuetas.
 
Dos muitos exemplares de peças encontrados em várias cidades dos três estados citados, escolhemos  um dos que se encontram no Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, por concluir que possue as características mais facilmente identificáveis com a época e semelhanças com os encontrados na Caverna de Lascaux.

 


Arte Rupestre - Museu Regional de Arqueologia - Rondônia – Brasil.


 

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.