Buscas

Pesquisa personalizada

domingo, 10 de março de 2013

DEUS EXISTE?



É possível, com o uso da razão demonstrar a existência de Deus?
Tomás de Aquino
Tomás de Aquino garante que sim. Para isto ele propõe cinco caminhos ou vias. Veja-as:

Primeira via
Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente; logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.


Segunda via

Causa primeira: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito, pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.
 
Terceira via
Ser necessário: existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria; logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.
 
Quarta via
Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo; logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.
 
Quinta via
Inteligência ordenadora: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.
 
Agora é só refletir sobre elas, observar ao redor e tirar suas próprias conclusões.
 
Sucesso!
 
 
Imagem:
História da Escatólogia: Escolástica  Medieval. Caritatis.Portal Católico.
http://caritatis.com.br/2010/03/19/historia-da-escatologia-escolastica-medieval/. Acesso em:10/03/2013.
 
 

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.