Buscas

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 21 de março de 2013

Filosofia do Estômago que Ninguém é de Ferro

Olá Pessoal!

Hoje resolvi compartilhar com vocês minha experiência com alimentação sem lactose e sem glúten.
Depois de muitos anos sofrendo de problemas digestivos (não muito graves, mas incomodativos),
descobri, quase por acaso,  que meu organismo rejeitava a lactose. Iniciei, então, um percurso culinário em busca de receitinhas saborosas e sem lactose. Nada muito dificil de encontrar. Mas, um novo "acaso" me envolveu numa conversa de supermercado com uma pessoa que não usava glúten e que  se sentia muito bem. Resolvi experimentar. Comprei dois pães de cenoura e levei para casa. Meu marido me disse que tinha sido muito bom para ele. Então resolvi oferecer a ele, e por extensão, a toda família, alimentos sem lactose e sem glúten. Pasmem, foi um sucesso!
Após as refeições nos sentimos dispostos, sem a sensação de plenitude, sem gases e, o que é melhor, nos alimentamos de comidinhas bem gostosinhas, coisa que eu não acreditava que existisse fora do padrão da mesa tradicional.
Divido com vocês a receita de um delicioso bolo de milho  verde que acabei de fazer para o café  da tarde. A receita foi retirada do Blog da Chef Carla Serrano cujo link estará no final do artigo. Sugiro que visitem, pois é muito bom.

Bolo de Milho Verde
Ingredientes:

3 ovos (180g)

1 xícara (chá) de leite (200ml)

1 xícara (chá) de leite de coco (200ml)

1 lata de milho verde (200g)

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado (240g)

1 xícara (chá) de fubá (130g)

1/2 xícara (chá) de amido de milho (50g)

1 colher (sopa) rasada de fermento químico em pó (10g)

açúcar de confeiteiro e canela para polvilhar

Preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes. Despeje na fôrma untada com manteiga ou óleo e polvilhada com fubá (18,5x27,5x4,5cm) e asse no forno preaquecido 180oC até que ao espetar um palito, este saia seco, por cerca de 30 minutos. Depois de frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro misturado com canela, corte em quadrados e sirva.

Para uma preparação sem lactose, utilize leite de soja ou de arroz.
 
Fonte:

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.