Buscas

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

NIETZSCHE.


Friedrich Wilhelm Nietzsche (l844 – l900)

Sua filosofia realiza uma grande interpretação da mitologia da Grécia antiga. Para ele haviam dois princípios: a) Apolíneo; e b) Dionisíaco. O primeiro simboliza a serenidade, a clareza do raciocínio. É, portanto, a imagem clássica da Grécia. No Dionisíaco está a contra-partida em que o impulsivo, a orgia, a afirmação da vida prepondera. Seu pensamento parte da perda da fé em Deus e na imortalidade da alma.

Em nome de Dionísio ele anuncia a morte de Deus. Na realidade o que ele pretende é desmantelar as instituições que durante muito tempo aprisionaram Deus. Ele diz que o Cristianismo morreu com o Cristo. Todavia, o homem pode transformar o mundo e a si mesmo mediante uma transmutação de todos os seus valores. O bem maior é a própria vida que culmina na vontade de poder. O homem deve superar-se e tornar-se um super-homem, resgatar o sentido da terra e criar os seus próprio valores. Não ser comandado. Não obedecer pelas vias do medo. Não seguir o bem porque é um dever, mas porque esta e a sua vontade. Amar a vida e não se curvar ao sobrenatural. Nietzsche submete a moral tradicional a uma pesada crítica. Ele distingue dois tipos de moral: a) a Moral dos Senhores é a moral da exigência e da afirmação dos sentidos; e b) a
Moral dos Escravos e dos Fracos regida pela compaixão, humildade e falta de confiança. É a moral dos ressentidos que se opõe a tudo o que é superior e por isto afirma todos igualitariamente. O sacerdote ascético é o que melhor representa esta moral uma vez que ele é um ressentido pelo desejo de subjugar. Nietzsche é um pensador que exalta a guerra fundamentando que ela propicia a produção de novos valores. No entanto é um equívoco pretender que ele tenha sido um dos precursores do nazismo. Ele abominava as idéias opressoras e as políticas totalitaristas. Sua irmã causou esta confusão ao manipular seus originais na intenção de agradar o marido que fazia parte da política do III Reich.
Imagem retirada de:
Postar um comentário

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.

CINEMA: UM GRANDE PRAZER.

Loading...