Buscas

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de março de 2013

ARTE QUE PRECEDE O RENASCIMENTO



Suely Monteiro

A autora com as flores recebidas de seu amor
O período Medieval compreende mais ou menos mil anos e sua arte sofreu, nesse período algumas mudanças, tanto nos aspectos técnicos quanto nos sociais. Dois estilos marcam esse período: o Romântico e o Gótico. De modo geral, apresentam características fundamentalmente religiosas do catolicismo que exercia forte poder. Os padres eram os grandes encomendadores de obras, principalmente, santos e objetos sagrados para as Igrejas e Catedrais, com construções românicas, pesadas, pequenas janelas.  O espaço e o tempo eram considerados divinos e, portanto, não são representados nas obras iniciais do período, assim como os personagens não transmitiamm emoções, por que os santos não as podiam exprimir.

Miniaturas e vitrais têm objetivos didáticos, ou seja, transmitir ensinamentos aos fieis e promover o afastamento das obras pagãs, o que certamente a Igreja não conseguiu totalmente, uma vez que os bárbaros, aos poucos, impõem uma arte decorativa, mais leve, fácil de carregar e utilizar como adorno.

(afresco) Noli me tangere – Giotto di Bondone – Capela Arena - Pádua
Outros empregadores, naquele período, eram os senhores feudais, os barões e  os ricos que solicitavam obras para decoração de seus castelos. Um exemplo disto é a Cappella della Scrovegni ou da Arena, na Itália, cujos afrescos foram encomendados a Giotto (Giottto di Bondonne - 1266-1337), e figura entre as grandes obras primas da arte.
O ciclo de afrescos de Giotto celebra o papel salvador da Virgem Maria della Carità. A obra de Giotto marca a introdução do espaço tridimensional, o aparecimento do peso, das curvas que tornam as figuras mais leves e sugerem a anatomia dos corpos sob suas pregas.  Os personagens dos santos ganham  semelhança com as figuras humanas comuns,  abandonando a rigidez bizantina dos primeiros tempos (veja isto no afresco da Cappella della Scrovegni, reproduzido no corpo do artigo). Giotto, com suas inovações, abre os caminhos para a chegada da arte renascentista.
 
Imagen:
Multiplos Estilos
http://multiplosestilos.blogspot.com.br/2009/12/giotto-pintor-pioneiro.html
Acesso: 13/03/2013

Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.