Buscas

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PSICOLOGIA: No inicio era assim.

Faxinando meus armários encontrei um envelope pardo e dentro deles algumas anotações antigas dos anos iniciais da faculdade.  Dentre essas anotações uma prova de Psicologia Social. 

A situação imediatamente me conectou ao passado,  àquela professorinha delicada, jovem e culta com nome de mulher madura: Hermínia. 

Com a prova na mão revi nossos dois periodos de aula, as discussões acaloradas de alunos do segundo semestre que, no entanto, discutiam como se fossem doutores em Psicologia. Muiiito bom! 

Assim, em homenagem aos estudantes dos periodos iniciais de todos os cursos, posto uma das três questões da prova. A última, a  de número 3.

Eis a questão 
                                                      
" 3. Analisando as figuras e fotografia apresentadas nas questões 1 e 2, estabeleça a relação entre o conteúdo delas e o objeto da Psicologia científica. Descreva de acordo com o conteúdo estudado em até 10 linhas. (3,5 pontos). 


http://www2.ucg.br/flash/080403psissocial.JPG




Resposta:

Esta questão remonta às três formas de Psicologia Social. Em comum elas tem como foco o indivíduo e a complexidade que ele comporta, as constantes transformações, os objetivos de compreender para encontrar soluções para os problemas humanos,  todavia se diferenciam nos seguintes aspectos:

a) A Psicologia Social  Tradicional foca-se na interação entre as pessoas, e  suas relações recíprocas, o pensamento e o contato com o outro provocam, sem levar em conta o contexto histórico. Desta forma, ela busca estudar o comportamento social humano para tentar solucionar os problemas advindos daí,  e entre eles podemos citar os preconceitos, conflitos sexuais, raciais etc.

b) Para a Psicologia Social Histórico Crítica o conhecimento  do ser humano não pode ser efetivado descontextualizado. A atividade humana é central para o entendimento  do individuo, assim como o estudo do símbolos e objetos concretos por ele utilizado. Existe uma relação recíproca entre individuo e sociedade e esta se faz de forma dinâmica e dialética.

c) A Psicologia Cientifica volta-se mais para o estudo do psiquismo com o objetivo de compreender o funcionamento manifesto pelos estudos do comportamento, dos processos psicológicos, da personalidade, da consciência e da subjetividade. É a partir dela que surgem as outras correntes de Psicologia." 

Tempos bons !



Nenhum comentário:

OBRA DE ARTE

OBRA DE ARTE
Amores na bela Capital Catarinense.